sexta-feira, 6 de maio de 2011

PROJETO “RETRATOS DE VIDA” - ARTE E EMOÇÃO COM USO DE MATERIAIS INUSITADOS

INFORMATIVO “RETRATOS DE VIDA”

Alusivo à  paz do mundo que começa na escola e uma forma de acreditar no potencial dos alunos


ESCOLA QUE EDUCA PARA O ENTENDIMENTO DO QUE É QUALIDADE DE VIDA



COLÉGIO ESTADUAL ASTOLPHO MACEDO SOUZA
UNIÃO DA VITÓRIA (PR)      -              2011
ÁREA: Histórica e Ambiental

JUSTIFICATIVA

                Este trabalho permitirá que os alunos do Colégio Estadual Astolpho Macedo de Souza e da região de União da Vitória (Médio Iguaçu) conheçam  a história da região por meio do registro artístico de retratos de vida.
                As etapas da evolução e desenvolvimento de União da Vitória serão representadas por meio do talento artístico dos estudantes da EJA do Colégio Estadual Astolpho Macedo Souza.
                É possível exercitar a arte utilizando materiais inusitados tais como: carvão, terra, tinturas extraídas de sementes, vegetais e outros. O que se pretende é ressaltar para os educandos que coisas fabulosas podem acontecer, quando uma pessoa objetiva “fazer alguma coisa” com as coisas que estão ao seu redor. A criatividade aflora, mesmo que não se tenha as devidas condições materiais. A arte possibilita a representatividade do sentimento humano, sem que sejam necessários grandes recursos financeiros.
                Assim, a própria natureza se configura como principal fornecedora de matéria prima para a execução de obras artísticas. O ponto crucial deste projeto não será o resultado obtido (que será excelente),  mas sim o exercício de criatividade realizado para obtê-lo. Provaremos que aonde o ser humano coloca o coração, não tem como não ficar bom!
                O principal desafio será possibilitar aos estudantes a oportunidade de perceber que a arte é inerente à vida, ou seja, mesmo quando se pensa que não se é capaz de realizar algo, pode acontecer o contrário, desde que haja o incentivo, apoio e afetividade no ato de ensinar. A valorização do ser humano é o preceito principal da escola.
Praticar “arte” não significa nascer artista, mas significa querer, sonhar e ter oportunidade. Todas as pessoas são capazes, desde que se emocionem. A nossa região pode ser considerada um berço cultural para representação artística, desde a sua história aos recursos naturais existentes.
Pode-se levar os alunos da EJA ao desenvolvimento da sensibilidade artística, construindo trabalhos relacionados desde a colonização até as condições atuais de progresso.
Com material inusitado, de baixo custo, é possível elaborar no Colégio Estadual Astolpho Macedo Souza, um acervo histórico e permanente, iniciando-se pelo tema “Retratos de vida dos índios das tribos guarani, kaigang (botocudos) e xokleng”.
É importante que os estudantes observem um determinado tema, admirem, comentem, coloquem-se no lugar do outro e realizem a comparação entre o passado e o presente. É neste ponto que a “arte” pode emocionar, para que por meio do desenvolvimento do senso crítico durante as comparações realizadas, desabroche a consciência, para que sejam agentes atuantes e participativos num futuro melhor para todos.
Os próximos temas a serem explorados serão Retratos de vida da geração matuta que provocou o Contestado nos quais serão realizadas obras alusivas à:
·          Antigos caboclos (miscigenação de  portugueses, espanhóis, kiagangs e xoklengs)
·          Fazendeiros
·          Detentores de sesmarias
·          Religiosidade (messianismo, misticismo e fanatismo)
·          Gaúchos
·          Imigrantes poloneses
·        Imigrantes ucranianos
·          Imigrantes alemães
·          Imigrantes árabes
·          Ciganas
·          Integrantes de bugreiros
·          Caçadores de índios
·          Combatentes da Guerra do Paraguai
·          Desertores das tropas da Revolução Federalista
·          Coronéis e bendegós


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·          Incentivar o educando ao exercício da arte como forma de aprendizado de conteúdos interdisciplinares.
·          Orientar o educando a descobrir seu próprio talento artístico.
·          Mostrar aos alunos a possibilidade de analisar a História de União da Vitória, por meio de obras artísticas renascidas de material alternativo, inusitado, oriundo de coisas que descartamos.
·          Descobrir o belo no tema “Contestado” onde a maioria só enxerga a Guerra.
·          Transformar materiais comuns (grafite, carvão, terra, extratos de sementes) em materiais para elaboração de obras de arte permanentes.
·          Evidenciar a obra do artista Willy Zumblick.
·          Construir um projeto estudantil para alunos da EJA que lhes proporcione orgulho, alegria e sentimentos, ao retratar os problemas sociais referentes à nossa colonização e consequentemente à ecologia local.
·          Proporcionar aos alunos participantes, a oportunidade de aprender sobre a produção, seleção e recolhimento de objetos alternativos, necessários para o desenvolvimento do projeto, tais como: colar de sementes, lascas de imbuia, lascas de pinheiro do Paraná, leque, pinhão, cuia de chimarrão, bomba de chimarrão, bota, espora, casca de laranja, cestos de palha, cigarro de palha, faca, café, chimarrão, penas de passarinho, cachimbo, fumo e outros.
·          Realizar exposição na escola para valorizar o trabalho dos alunos.
·          Participar de exposições abertas à visitação com as obras de arte realizadas pelos alunos do Colégio Estadual Astolpho Macedo de Souza.
·          Organizar um panfleto de divulgação sobre o andamento das atividades e registro fotográfico do(a) aluno(a) em processo criativo, apontando o “passo a passo” da produção.
·          Organizar um acervo bibliográfico que revele os(as) artistas surpreendentes que compõem o universo de estudantes da EJA de União da Vitória no ano 2011.

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