sexta-feira, 6 de maio de 2011

RESGATE DA IMPORTÂNCIA DO MURAL DA ESCOLA

O grande lance do mural é o fato que todo estudante  adora ver  seu nome e/ou foto publicada para todo mundo saber! Também é muito bacana, porque promove uma grande integração, de fato - e é o que mais falta nas organizações - e as pessoas pedem isso, direta ou indiretamente. Por isso, dá-lhe mural, dá-lhe integração...e dá-lhe comunicação!
É muito importante exibir os trabalhos e desenhos das crianças. Quando a escola é visitada por pais e outros educadores a escola necessita estar colorida, com os trabalhos dos alunos destacados e valorizados.
O mural é um recurso importante para tornar as aprendizagens dos estudantes visíveis a professores, funcionários e familiares. É um bom espaço também para divulgar campanhas, expor um jornal semanal ou quinzenal produzido pela garotada, sugerir dicas de leitura e de filmes ou convidar para apresentações.
A agenda de eventos e as notícias têm que ser atualizadas periodicamente. Conteúdo permanente, como o calendário do ano, mapas e a lista de aniversários, também têm lugar garantido. Deve-se expor o conteúdo com clareza e distribuição agradável, evitando um visual poluído, e cuidar para que imagens e letras possam ser lidas a certa distância. Nos corredores, acessíveis a toda a comunidade escolar, devem estar contemplados assuntos de interesse comum. Informações relativas aos estudos desenvolvidos durante as aulas, como cartazes, notícias, produções escritas e desenhos dos alunos, podem ir para a parede da sala.
Nas escolas encontramos, freqüentemente, jornais murais que são fruto de um esforço muito louvável de professores e alunos. E para que, cada vez mais, se aperfeiçoem e passem a ter verdadeiras características de jornal, abandonando pouco a pouco a feição de quadro de avisos ou exposição de trabalho, aí vão algumas sugestões práticas:
O jornal mural deve ser colocado num lugar bem visível, de preferência em corredor de passagem, onde seja possível parar para ler.
Não deve conter palavras cruzadas, charadas ou artigos e reportagens grandes demais.
Os textos não devem ser escritos com letras muito pequenas.
Aulas dadas ou trabalhos de classe podem fazer parte de um jornal mural, desde que o texto tenha características jornalísticas.
Convém que as matérias sejam renovadas, no máximo, a cada 2 dias, salvo raras exceções.
O material deve ser esteticamente distribuído e as seções apresentadas sempre no mesmo lugar, para que o leitor se habitue a achá-las no lugar de costume.
É preciso ter sempre em mente que a principal função do jornal é informar. Procure identificar quais os assuntos de interesse do seu leitor.
Jornal é informação, atualização, recreação, comunicação. As seções, assim delineadas, podem tratar de assuntos educacionais, sociais, esportivos, artísticos, femininos, entre outros, o importante é ter cuidado com a diversidade dos assuntos tratados.
As matérias podem ser apresentadas sob a forma de: pequenos artigos, notas (escritos curtos focalizando acontecimentos), reportagens (relatos de acontecimentos com maiores detalhes), entrevistas etc.
Assuntos a serem publicados num jornal mural escolar podem estar relacionados à:
Vida escolar – festas da escola, datas cívicas, matéria nova dada em classe (apenas comentários), excursões feitas pela escola, material novo adquirido, chegada ou saída de professores etc;
Notícia que acontece no Brasil, estado ou mundo – selecionadas de jornais e revistas. Como sugestão: organize ao redor de um mapa e ligadas por um fio de lã ao local onde se deu o fato;
Biblioteca – livros recém chegados, comentários de livros lidos pelos que fazem a escola. Gráficos de atendimento mensal, fotografia com dados bibliográficos de escritores, personalidades etc;
Alimentação – cardápio da semana (merenda escolar), valor nutritivo dos alimentos, receitas de fácil execução etc;
Vida social – aniversários (alunos, professores, funcionários), nascimento (irmão, filhos de professores), casamentos, falecimentos, doenças, fatos ocorridos no bairro etc; e
Curiosidade – pergunta que pode ser lançada e respondida na próxima edição do jornal.
Esperamos que estas sugestões ajudem aos atuais organizadores de jornais murais
e aos que não têm agora murais sob sua responsabilidade, quando os tiverem


A aluna Gloria Wille da 1ª série A, resgata a importância do uso do mural.
Orientada pela Profª Celina Piccini, a aluna explica para toda escola o significado
e interpretação da obra abstrata de Pablo Picasso.

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