sexta-feira, 6 de maio de 2011

RECADO DO DIRETOR DA ESCOLA

OBJETIVO DA NOSSA ESCOLA


Eu gostaria de manifestar o meu pensamento a todos os alunos da escola, professores e funcionários.
Nós todos precisamos remover os obstáculos que impedem nossos alunos de aprender. A sociedade, em grande parte por causa do aligeiramento com que a mídia trata a questão, é mal informada e tende a confundir aparência com essência.
Uma escola de qualidade 
é aquela na qual todos entram e todos aprendem. Ainda hoje se acredita que escola boa é a aquela que "puxa" e reprova, uma escola de minoria, na qual o processo de adquirir informação é mais importante do que o de constituir sentidos. No tempo em que a escola era de poucos, as crianças que a freqüentavam construíam significados em outros lugares. Elas pertenciam a famílias escolarizadas e dominavam as chaves para formar os conhecimentos. A escola pública foi programada para esse tipo de aluno.
Quando começou a receber quem não tinha essa bagagem, ela entrou em crise. Apesar do empenho e da dedicação de muitos professores, os grandes números indicam infelizmente que a escola pública brasileira foi desenhada para quem já sabe, não para quem não sabe e precisa dela para aprender. 
Os alunos que entraram na escola pública durante a expansão ocorrida nas duas últimas décadas do século passado vêm de outro universo simbólico, de outro tipo de socialização primária. O grande desafio da escola tem sido trabalhar com eles. Então se diz que são as crianças que têm problemas, quando o problema de fato é a escola que não sabe ensiná-las. É preciso saber ensinar a todos, partindo de pontos diversos. Isso é o significado mais nobre do termo "respeito à diversidade". 
É preciso que a escola se pergunte todos os dias se o que está ensinando está sendo aprendido e pode ser relevante para a vida do aluno no presente e no futuro. 
No Brasil, a EJA tem sido associada à escolaridade compensatória para pessoas que não conseguiram ir para a escola quando crianças, o que é um erro. O Brasil tem segmentos com características bem definidas, como os povos indígenas, as comunidades quilombolas, as pessoas mais velhas. Todos têm direito à Educação. O processo educativo, idealmente, começa na infância e termina somente na velhice.

                Um grande abraço a todos, bom trabalho e bons estudos neste ano 2011-04-15

                Diretor: Flávio Scarpatto Canabarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário